sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O túnel do tempo da computação

Fragmentos do museu da computação dos EUA e daqui. (Atualizado!)


Unidade de fita magénita do Univac - 1950

Um dos primeiros leitures/gravadores de dados magnéticos - 1955

O primeiro hard disk drive - 1956
Tem incríveis 5MB armezanados em 1.30m de altura por 0.60m de largura.
Seus discos rodavam a 1200RPM.
O apelido Winchester, veio quando a IBM lançou sua unidade 3030, com referência a lendária espingarda norte americana Winchester 30/30.

Na foto à direita o mesmo sendo descarregado de um avião.



 Steve Russel e o primeiro vídeo game (1960): o incrível "SpaceWar"!

Começamos a chegar na época do Old Coisa.
1980, nesta foto da pra ver como os mais caprichosos construíam seus brinquedos.
Este feito por Robert Belleville numa plataforna 8080.

O primeiro do Coisa: 1981, o brasileiríssimo NE-Z8000 (esse da foto é o NE-Z80).
Com esse detonávamos no Basic e Assembler!

Microdigital TK82-C o primeiro computador pessoal comercializado em larga escala no Brasil.


Claro que não podia faltar o legendário Apple II!
Aqui entre nós, na moita: foi com ele e uma adaptadora que fiz que copiava os cartuchos de Atari.

Spectrum MicroEngenho (um Apple II com cara de PC)

Prologica CP-500

Itautec I7000 (bons tempos, trabalhei no insano laboratório da Itautec há um bom tempo atrás...

... onde conheci o lendário floppy disk drive de 8" (320 Kbytes)...


... e um artigo de rico: o winchester (ok, HD) de 5 1/4" com enormes 5Mbytes de capacidade (não errei! era 5MB mesmo, ou seja, menos que 4 disketes desses de 3 1/2"). Na época era o preço de um carro médio 0 Km!

1984, IBM PC, Apple Mac e Apple Lisa.



7 comentários:

  1. Quando olho para estas maquinas , me da medo.

    ResponderExcluir
  2. medo delas dominarem o mundo!? huahuahua

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post! é sempre bom lembrar o passado daquilo que em um futuro proximo irá nos dominar (se é que já não dominou)....

    ResponderExcluir
  4. qdo eu ...EU me olho no espelho e vejo que envelheci me dá MUITO MEDO MUITO MEDO MESMO eu ela muito mlk qdo vi boa parte disso e as tvs com válvulas então!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ô Coisa, tudo bem? Eu to procurando informacoes sobre o I7000 da itautec. Eu tenho um e estou tentando montar uma pagina com o maximo de informacoes tecnicas sobre ele. Nao sei se voce sabe, mas nao existe praticamente NADA sobre o I7000 na net. Topa dar uma forca? Preciso de QUAISQUER informacoes, documentos e softwares que porventura voce tenha. Entra em contato comigo pelo alexandre.tabajara@gmail.com, ok? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, te ajudaria com prazer, mas na minha última mudança me desfiz de um monte de coisas (ate de manuais do labo da Itautec). Numas revistas "Micro Sistemas" tinha umas coisas. Da uma busca que vc deve achar.

      Excluir